quarta-feira, 4 de maio de 2011

O jovem vive a mentira do mundo '

Bom , já avisando , esse texto não é meu ,é de um amigo , e eu gostei tanto dele que resolvi rapta-lo ^^ 

Não, você não leu errado o titulo, é isso mesmo. É isso que nós vivemos, o que pelo menos, tentam nos impor a viver.
Já parou para olhar quantos dos jovens ao nosso lado, sejam amigos, parentes, vizinhos, colegas de colégio ou faculdade,
colegas de trabalho, até mesmo aquele conhecido que batemos um papo durante a viajem de ônibus diária, e enfim,
qualquer um que faça parte do nosso cotidiado,estão perdidos? E mais, já parou para pensar o por que de eles estarem perdidos?

Já pensou que muitos desses nossos irmãos, todos criações de Deus, nosso Pai maior, estão aceitando virar criação daqueles que,
sem direito algum, estão tentando se tornar criadores também? Nos impondo metas enormes para qualquer coisa, nos forçando a sermos adultos cada vez mais cedo. E, se fosse essa a grande questão, eu talvez nem escreveria isso, mas é o modelo de adulto que as projeções nos esfregam na face. Cada vez mais cedo, nós deixamos de lado nossos bonecos dos Comando em Ação e nossos video-games e as bonecas e as brincadeiras com as outras crianças, para ingressar nesse mundo onde as coisas, que antes eram faz-de-conta, agora têm consequencias, muitas vezes até irreversíveis.

Quem nunca brincou de colocar refrigerante na latinha de cerveja, já vazia, que o pai largou de lado, e fingiu para todas as pessoas que aquilo era realmente, aquela tal bebida com gosto amargo e coloração amarelada? Quem nunca colocou um salgadinho Stick na boca e fingiu que fosse um cigarro?
Qual menino nunca criou uma cidade com os grampos de roupa da mãe, os tijolos do pai, rabiscou a calçada toda e imaginou-se tendo uma casa, voltando de um dia cansado do trabalho, haviam aqueles que aumentavam o cotidiano, saiam, achavam inumeras namoradas, salvavam o mundo de vez enquando, visitavam outro planeta? E também, façamos justiça àqueles que eram ninjas, policiais, Power Rangers, lobisomens e qualquer outra personificação que fugisse do seu mundo limitado de joelhos e cotovelos ralados por tombos de bicicletas. Os médicos, os advogados, os pilotos de avião e de corrida também. E todas as outras fantasias - que até então não eram fantasias - não soavam como uma história inventada, para nós era apenas uma mudança da realidade, nossa imaginação era o nosso mundo.

Ou também, qual menina nunca se pegou olhando sozinha por horas na janela, esperando seu principe encantando, chegar montado num cavalo branco, com uma farda toda bem alinhada, com aquele ar gentil e cavalheiro, lhe estenderia a mão e a levaria para o seu reino, onde viveriam o seu felizes para sempre. Aquelas meninas que faziam comidinhas e bolinhos com os ingredientes quase sempre providos do quintal de casa e misturados num baldinho de praia e as colheres da mãe. Tomavam seu chá das 5h - que muitas vezes, eram tomados a qualquer hora pois não sabiam ver as horas ainda - com suas amigas e bonecas, cada uma vez disposta em seu devido lugar, sempre aceitando que a anfitriã a enchesse a xicara novamente.

Mas por que tudo isso? Não, para mim não é nostalgia por que de certa forma eu extendo aos dias de hoje essa minha infancia de grampos de roupa e tijolos, mas olhando aos meus irmãos que fazem parte do meu dia-a-dia, vejo que muitos deles, aceitaram a Mentira do Mundo.

Mas então, o que é essa Mentira do Mundo? Simples ! É essa falsa realidade que nós vivemos, não sei quem foi, mas a pessoa que disse, que nós não podemos sonhar, que devemos ter nossos pés no chão, ser realistas, que disse que os principes encantados só existem nos contos de fadas, que na vida real o amor não existe, que nós devemos mesmo é dividir nossos dias em amarguras e choros por um sentimento não correspondido, e nossas noites achando mais pessoas para não corresponder nossos sentimentos, que disse que eu não posso ser um super-herói e que os meus super-poderes são invenções, esse sim, é o grande mentiroso!

E é isso que a Mentira do Mundo nos força, a largarmos nossos super-poderes, nossas bonecas, a destruirmos nossa cidade de grampos e tijolos e esquecermos o principe encantado para sermos "grandes pessoas", sérias, responsáveis, bem sucedidas nos negócios, mas grandes pessoas com um grande vazio, que transborda ao seu redor. Essa Mentira, que nos forçou a parar de rezar ao nosso anjo da guarda mas que nos ensinou que não é ruim acordar ao lado de uma pessoa, cheirando a alcool, sem lembrar direito aonde está e estar longe de saber o nome da pessoa que está contigo. Nos ensinou, também, que para sermos felizes, precisamos deixar nossa saúde e família de lado, perder horas e os cabelos no trabalho e no transito, tendo como a maior realidade as dívidas que estão a chegar pelo fim ou começo do mês.

Nós nem percebemos, mas cada vez mais cedo isso é colocado em nossas mentes e nós muito menos percebemos o momento em que atravessamos a tênue linha da nossa realidade, para passar a realidade distorcida e depressiva, dos adultos, os mesmos que nos impuseram toda essa mentira do mundo.

Será mesmo Jovem, que eu, que você, que NÓS precisamos realmente deixar de lado nossa mente sonhadora e a nossa tão gostosa verdade para nos submeter à inerente Mentira que quer justamente derrubar nossos ideais e nos remoldar de acordo com o que é "necessário".

Qual é a sua MUNDO? Vocês realmente acham que nós não temos capacidade de viver em nosso mundo de alegria e ao mesmo tempo saber o que é necessário? Desde pequenos, mesmo brincando com nossos Comandos em ação e dando Chá para nossas bonecas, nós sabemos precisamos estudar, ter um trabalho bom, e que um dia seremos pais também, nós só não precisamos ser amargurados para isso.

Qual é a sua JOVEM? Você que mesmo olhando para tras e comparando a sua vida de bebedeiras, drogas, violencia, desilusão, prefere continuar nisso, por que? Você mesmo vê que não gosta disso, você não tem paz jovem, para que insistir? Por que não acreditar no amor? Será que você se contenta tanto assim, em só se imaginar vivendo um amor igual ao dos filmes? Por que você não vai atras do seu próprio? Por que que agora o seu vizinho de sexo oposto que sempre foi seu amigo, não pode mais ser? Nós jovens, sempre queremos ser contra tudo o que vemos, e acabamos justamente, sendo iguais ao que tanto repudiamos.

Qual é a sua ADULTO? É mesmo possível que você não se lembre de como era bom o tempo em que vivia a verdade tão pura e inocente da juventude? E se lembra, por que então força que seus filhos se tornem tristes como você? É bonito ser feliz, é mais bonito ainda, ser feliz em qualquer idade. Vocês preferem realmente, trocar tudo por dinheiro? Na sua bolsa de valores, em quanto fechou a cotação da tarde com os filhos? E o amor de uma vida, fechou em baixa denovo? E quanto está valendo o ar puro? Provavelmente, menos do que vale as coisas obtidas pelo desmatamento e pelo abuso da natureza, não é mesmo?

Toda mudança drástica, ainda mais de consiencia, leva tempo, mas tempo nós temos, nós somos jovens ! O que nós precisamos é acreditar, deixar esse senso de ridiculo que alguém nos impôs, acreditar que todos nós podemos ser o principe encantado, ou em outro caso, que podemos esperar por ele e que ele chegara. Que aqueles amores de uma vida toda, não são coisas de novelas e filmes. Devemos para de dar murros em ponta de facas, parar de trocar uma vida por uma noite. Não ter medo de dizer que amamos os nossos pais, amigos e que nós temos um amor da nossa vida.

Somente a cada um de nós, cabe decidir e trilhar o seu próprio conto de fadas, cabe a cada um de nós decidir se quer salvar o mundo agora ou depois do chá das 5h. A cada um de nós, e sim, somente a cada um de nós, cabe a tarefa de transformar a nossa pequena verdade, na Verdade do Mundo.  ( Rodrigo Santos - http://twitter.com/RodrigoSantosTI )

Nenhum comentário:

Postar um comentário